O chá de folha de amora possui algumas contraindicações, que devem ser levadas em consideração antes de iniciar o consumo.
As principais contraindicações do chá de amora são:
Gravidez: o chá de amora é contraindicado para gestantes, pois pode afetar negativamente a saúde do feto e causar aborto espontâneo.
Lactação: mulheres que estão amamentando devem evitar o consumo de chá de amora, pois pode reduzir a produção de leite.
Pressão arterial baixa: as folhas de amora possuem efeito hipotensor, ou seja, reduzem a pressão arterial. Por isso, pessoas que já sofrem de hipotensão devem evitar o consumo.
Anticoagulantes: o chá de amora pode aumentar o efeito de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, aumentando o risco de sangramentos.
Diabetes: o chá de amora pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser perigoso para pessoas que usam medicamentos para controlar a diabetes.
Cálculos renais: o chá de amora contém ácido oxálico, que pode contribuir para a formação de cálculos renais em pessoas predispostas.
É importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo de chá de amora, principalmente se você sofre de alguma doença crônica ou faz uso de medicamentos regularmente.