O chá de espinheira santa é uma bebida obtida a partir das folhas e cascas da planta espinheira santa (Maytenus ilicifolia), que é nativa da América do Sul. É tradicionalmente usado como remédio natural para problemas gastrointestinais, como dispepsia, gastrite, úlceras estomacais e intestinais, azia, refluxo e outros.
O Dr. Juliano Pimentel, médico especialista em medicina funcional e nutrologia, destaca que a espinheira santa possui várias propriedades medicinais, incluindo ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, antimicrobiana e gastroprotetora.
Para fazer o chá de espinheira santa, basta ferver 1 litro de água e adicionar 1 colher de sopa de folhas e cascas da planta. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos e coe. O chá pode ser consumido 2 a 3 vezes ao dia, antes das refeições, por um período de até 2 semanas.
O Dr. Juliano Pimentel ressalta que o chá de espinheira santa não deve ser utilizado como substituto ao tratamento médico convencional, e que é preciso buscar orientação de um profissional antes de iniciar qualquer tratamento. Além disso, pacientes com hipersensibilidade à planta ou que estejam grávidas ou amamentando devem evitar o seu uso.