O chá medicinal tem suas origens na china antiga, onde os monges faziam infusões com plantas e ervas para tratarem de diversas doenças. Com o tempo, a prática se espalhou para outras culturas e países, e hoje em dia é uma das terapias medicinais mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo.
Acredita-se que o uso de chás medicinais tenha se popularizado por volta do século 3 A.C na China. Os primeiros registros de uso de chás medicinais foram encontrados em escritos antigos de médicos chineses, como o Shi-Jing, que descreve a utilização de ervas para tratar problemas de saúde.
No entanto, a prática de utilizar chás medicinais não ficou restrita à China. Os egípcios, por exemplo, já utilizavam chás de ervas para tratar a insônia, enquanto os gregos usavam infusões de camomila para tratar problemas digestivos.
Com o passar dos séculos, os chás medicinais foram se aprimorando e se popularizando em todo o mundo, sendo utilizados para tratar desde resfriados até doenças mais graves, como câncer e diabetes. Nos dias de hoje, as infusões de ervas e plantas ainda são muito populares como remédios caseiros e complementos ao tratamento médico tradicional.