O chá da erva mate é uma bebida tradicional na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A erva mate é um arbusto nativo das florestas subtropicais da América do Sul e suas folhas são usadas para preparar o chá, que é conhecido por suas propriedades estimulantes.
Para preparar o chá de erva mate, é necessário colocar a erva em uma cuia (um recipiente feito de cabaça) ou em um recipiente similar, adicionar água quente (não fervente) e sorver o líquido através de uma bomba chamada de "bombilha", que possui um filtro na ponta para evitar a ingestão da erva. A bebida é geralmente compartilhada em grupo, através da cuia e da bombilha.
O chá de erva mate é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, a erva mate contém cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que proporcionam efeitos estimulantes e energéticos.
O consumo do chá de ervamate é uma tradição cultural em muitas partes da América do Sul, sendo considerado uma bebida social e de convívio. É comum o hábito de tomar o chimarrão, uma variação do chá de erva mate, que é consumido em grupo e tem um ritual próprio de preparo e consumo.