O chá de cascara sagrada pode ser benéfico para o trato digestivo, pois ajuda a aliviar a constipação e a promover a evacuação regular. No entanto, algumas precauções devem ser tomadas ao consumir esse chá, pois existem algumas contra-indicações:
Gravidez e amamentação: O chá de cascara sagrada pode ser prejudicial para mulheres grávidas e lactantes, pois pode afetar o desenvolvimento fetal e o leite materno.
Menores de 18 anos: o chá não é recomendado para menores de 18 anos, devido ao seu efeito laxativo potente e efeitos colaterais que podem ser prejudiciais para indivíduos jovens.
Doenças gastrointestinais: indivíduos que sofrem de doenças gastrointestinais, como doença de Crohn, colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, entre outras, devem evitar o consumo de chá de cascara sagrada, pois pode agravar a condição.
Uso excessivo: o consumo excessivo de chá de cascara sagrada pode levar à desidratação, perda de eletrólitos, desequilíbrio hidroeletrolítico e outros efeitos colaterais desagradáveis.
Interferência com medicamentos: o chá de cascara sagrada pode interferir com a absorção de medicamentos e suplementos, portanto, é recomendável consultar um médico antes de tomar o chá se estiver tomando outros medicamentos.
Reação alérgica: algumas pessoas podem ser alérgicas à cascara sagrada, portanto, é importante estar atento a possíveis reações alérgicas e interromper o uso em caso de sintomas adversos.