O Chá de Jucá é uma infusão feita com as folhas da árvore Jucá (Caesalpinia ferrea). Essa árvore, nativa da região amazônica, também é conhecida como pau-ferro, jucá-de-espinho e jucaína.
O chá de jucá é muito popular na medicina tradicional brasileira, sendo utilizado para tratar diversas condições de saúde, como anemia, problemas digestivos, inflamações, febre, dor de cabeça, insônia e até mesmo como um tônico geral para aumentar a energia e a disposição.
As propriedades medicinais do chá de jucá são atribuídas à presença de compostos com ação antioxidante, anti-inflamatória e antisséptica, como ácido ascórbico, taninos, flavonoides e alcaloides.
Para preparar o chá de jucá, basta ferver 1 litro de água e adicionar 1 ou 2 colheres de sopa das folhas secas de jucá. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos e coe. Pode ser consumido quente ou frio e adoçado a gosto. É importante lembrar que, assim como qualquer chá medicinal, o chá de jucá não deve ser consumido em excesso e pessoas com condições de saúde pré-existentes devem consultar um médico antes de utilizar essa infusão.