O chá mate é uma bebida preparada a partir das folhas da erva-mate, uma planta nativa da América do Sul, principalmente da região subtropical do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A erva-mate tem o nome científico de Ilex paraguariensis e é uma árvore de até 15 metros de altura.
As folhas da erva-mate são colhidas, torradas e moídas para a produção do mate. Para preparar o chá mate, as folhas são colocadas em uma cuia (um recipiente feito de uma espécie de cabaça seca) e, em seguida, água quente é adicionada. É comum beber o chá mate com uma bomba, um tubo feito de metal ou bambu, que permite sugar a bebida sem engolir as folhas.
O chá mate é uma bebida muito popular na América do Sul e é conhecido por seus efeitos estimulantes, devido à presença de cafeína. Ele também é rico em antioxidantes e nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos.
O chá mate é consumido em diversas ocasiões, como durante o dia de trabalho, em reuniões sociais, e é uma parte importante da cultura gaúcha no Brasil. Além disso, o chá mate é utilizado em muitas receitas, como sorvetes, bolos e doces.