O chá de Erva Santa é feito a partir da infusão das folhas e da casca da planta Erva Santa (Lippia alba), que é nativa da América do Sul e também é conhecida como alecrim-do-campo ou erva-cidreira-brasileira.
As propriedades medicinais do chá de Erva Santa incluem ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica, analgésica e calmante. Ele pode ser utilizado para aliviar sintomas como dor de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares e dores de estômago.
Além disso, o chá de Erva Santa também é indicado para casos de gripe, resfriado, bronquite, tosse e sinusite, graças ao seu efeito expectorante e descongestionante.
Para fazer o chá de Erva Santa, basta ferver um litro de água e adicionar duas colheres de sopa de folhas e cascas da planta. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, coe e beba ainda quente. Pode ser adoçado com mel ou açúcar mascavo a gosto. É recomendado consumir até três xícaras por dia.
É importante lembrar que o chá de Erva Santa não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas hepáticos graves. É sempre indicado buscar orientação médica antes de consumir qualquer tipo de chá ou planta medicinal.