Fazer chá de plantas medicinais é uma maneira natural de aproveitar as propriedades terapêuticas das plantas. Aqui estão os passos básicos para fazer chá de plantas medicinais:
Escolha as plantas medicinais: escolha plantas frescas ou secas com propriedades medicinais conhecidas. Algumas plantas comuns usadas para fazer chá incluem camomila, erva-cidreira, hortelã-pimenta, gengibre, hibisco, erva-doce e alecrim. Certifique-se de escolher plantas que não tenham sido tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos.
Lave as plantas: lave bem as plantas em água fria corrente para remover a sujeira e os resíduos.
Pique as plantas: pique as plantas em pedaços pequenos para permitir a liberação das propriedades medicinais durante o preparo.
Ferva a água: ferva a água em uma panela limpa. A quantidade de água depende da quantidade de chá que você deseja fazer. A regra básica é usar 1 litro de água para cada 30 g de plantas frescas ou 15 g de plantas secas.
Adicione as plantas: adicione as plantas picadas à água quente e deixe ferver por cerca de 5 a 10 minutos.
Coe o chá: use um coador para remover as folhas e os galhos das plantas do chá. Se desejar, adoce o chá a gosto com mel, açúcar ou adoçante.
Beba enquanto estiver quente: o chá de plantas medicinais é melhor consumido enquanto estiver quente para obter a máxima eficácia. Você pode beber o chá de plantas medicinais várias vezes por dia, conforme necessário, para ajudar a tratar os sintomas ou problemas de saúde.