O chá de hibisco é feito a partir das flores do Hibiscus sabdariffa - uma planta que pertence à família das malváceas e é nativa da África. Também conhecido como rosela, caruru-azedo, quiabo-roxo e vinagreira, o hibisco é uma planta de clima tropical que pode ser cultivada em diversas regiões do mundo.
As flores do hibisco são utilizadas na preparação do chá, que é muito popular por suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde. O chá de hibisco é rico em ácido ascórbico (vitamina C), polifenóis e flavonoides, compostos que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Além disso, o chá de hibisco tem propriedades diuréticas, digestivas e laxantes, sendo indicado para o tratamento de diversos problemas de saúde, como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, problemas de digestão e constipação.
No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de chá de hibisco pode causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, tonturas e dores de cabeça. Por isso, é recomendado que se consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo regular do chá.