O chá de Kava é uma bebida que tem origem no Pacífico Sul, onde é consumido há milhares de anos. É obtido a partir da raiz da planta kava, que é moída e misturada com água para extrair seus compostos ativos.
Os ingredientes ativos presentes no chá de kava são chamados de kavalactonas, que têm propriedades relaxantes, ansiolíticas e sedativas. Os efeitos do chá de kava são semelhantes aos do álcool, sem os efeitos colaterais negativos.
No entanto, o uso excessivo de kava pode causar danos ao fígado, por isso é importante consumir a bebida com moderação. Além disso, o chá de kava não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com histórico de doenças hepáticas, ou que estejam tomando medicamentos que possam prejudicar o fígado.
Para preparar o chá de kava, moa a raiz da planta em um processador de alimentos ou liquidificador, e misture com água em uma tigela. Em seguida, coe o líquido em um pano ou filtro de café, e sirva em um copo. O sabor é amargo e terroso, mas pode ser adoçado com mel ou açúcar, se desejado.