Existem alguns estudos que sugerem que o chá de moringa possa ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. A moringa contém compostos bioativos, como os isotiocianatos e os flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a reduzir a absorção de colesterol no intestino.
Um estudo publicado em 2015 no Journal of Ethnopharmacology mostrou que indivíduos que consumiram uma cápsula contendo extrato de folhas de moringa diariamente durante 12 semanas apresentaram redução significativa dos níveis de colesterol total, LDL colesterol e triglicerídeos em comparação com o grupo controle.
Outro estudo publicado em 2014 no International Journal of Food Science & Technology mostrou que o chá de moringa também contribui para a redução dos níveis de colesterol no sangue. Os pesquisadores observaram que o consumo de chá de moringa por 30 dias causou uma diminuição significativa do colesterol total, LDL colesterol e triglicerídeos em um grupo de indivíduos com colesterol elevado.
No entanto, é importante lembrar que a moringa não deve ser considerada como um substituto para medicamentos prescritos pelo médico para controle do colesterol. É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento ou chá medicinal.