A murta é uma planta medicinal da família Myrtaceae, originária da América do Sul. O chá de murta, também conhecido como chá de guabiroba, é preparado a partir das folhas da planta e tem propriedades medicinais que contribuem para o tratamento de várias doenças.
Benefícios do chá de murta
Anti-inflamatório: o chá de murta é um excelente anti-inflamatório natural, indicado para o tratamento de processos inflamatórios como asma, bronquite e inflamações no estômago e intestino.
Antioxidante: a murta é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células.
Digestivo: o chá de murta tem propriedades carminativas, ou seja, ajuda a eliminar gases intestinais e a melhorar a digestão.
Diurético: o chá de murta é diurético, ou seja, estimula a eliminação de líquidos e toxinas do organismo, sendo indicado para o tratamento de problemas renais e hipertensão arterial.
Relaxante: o chá de murta tem propriedades relaxantes, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Como preparar o chá de murta
Para preparar o chá de murta, é necessário:
1 litro de água filtrada
1 xícara de folhas de murta frescas ou secas
Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela;
Adicione as folhas de murta e deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
Coe o chá e beba imediatamente.
Posologia:
O chá de murta pode ser consumido de 2 a 3 vezes ao dia, quente ou frio. Não existe uma dose padrão recomendada, mas geralmente é indicado consumir uma xícara de chá a cada 8 horas.
Contraindicações:
O chá de murta não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, bem como pessoas com sensibilidade à planta. Pessoas com pressão arterial baixa devem evitar o consumo excessivo do chá de murta, pois ele pode reduzir ainda mais a pressão arterial.