O chá verde tem sido associado ao emagrecimento em diversos estudos científicos. Segundo um artigo publicado no site da Scielo (Scientific Electronic Library Online), a bebida é rica em catequinas, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Diversos estudos clínicos têm investigado os efeitos do uso de chá verde sobre a perda de peso e a gordura corporal. Alguns desses estudos têm mostrado que o consumo regular de chá verde pode levar a uma redução significativa no peso corporal e na gordura abdominal.
Os mecanismos pelos quais o chá verde promove o emagrecimento incluem o aumento do metabolismo, a redução da absorção de gorduras no intestino, a supressão do apetite e a melhora da sensibilidade à insulina.
Apesar dos resultados promissores, os autores do artigo ressaltam que ainda são necessários mais estudos para entender melhor como o chá verde atua no organismo e para determinar a melhor forma de utilização da bebida para o emagrecimento. Eles também alertam que o consumo excessivo de chá verde pode causar efeitos colaterais, como irritabilidade, insônia e problemas gastrointestinais. Por isso, é importante seguir as recomendações de consumo estabelecidas pelos profissionais de saúde.