O chá de funcho e o chá de erva-doce geralmente são confundidos, mas na verdade se referem a duas plantas diferentes. Ambas são da família Apiaceae e têm um sabor semelhante a anis ou alcaçuz.
O funcho, também conhecido como erva-doce selvagem, é uma planta de aroma forte e é frequentemente usada em pratos salgados ou como remédio natural para problemas digestivos. O chá de funcho é feito a partir das sementes da planta, que é rica em vitaminas A e C, cálcio, ferro e potássio. É conhecido por ajudar na digestão, aliviar a flatulência e cólicas intestinais, além de estimular a produção de leite em mulheres que estão amamentando.
Já a erva-doce, também conhecida como anis ou pimpinela-branca, é uma erva aromática com um sabor doce e levemente picante, frequentemente usada para fazer doces e bebidas. O chá de erva-doce é feito a partir das sementes, que contêm óleos essenciais, flavonoides e antioxidantes. É conhecido por ajudar a aliviar a indigestão, flatulência, tosse e resfriados, além de ter propriedades calmantes e relaxantes.
Resumindo, o chá de funcho é mais indicado para problemas digestivos, enquanto o chá de erva-doce é indicado para problemas respiratórios e tem propriedades calmantes.