O chá de visco é uma infusão feita a partir das folhas e ramas do visco (Viscum album). É uma planta hemiparasita que cresce em árvores e arbustos, absorvendo nutrientes de seus hospedeiros. Possui propriedades medicinais conhecidas desde a antiguidade e é usado tradicionalmente como um remédio natural para várias condições de saúde.
O visco contém compostos antioxidantes, flavonoides e lactonas triterpênicas, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, vasodilatadoras, hipotensoras, regeneradoras e sedativas. O chá de visco é utilizado como um remédio para tratar distúrbios cardiovasculares, como hipertensão arterial, angina, insuficiência cardíaca e arritmias, e distúrbios do sistema nervoso, como ansiedade, depressão, insônia e enxaqueca.
O chá de visco é preparado com 1-2 colheres de chá de folhas e ramas trituradas em 250 ml de água fervente. Deixa-se em infusão por 10-15 minutos, coa-se e bebe-se a dose recomendada. É importante salientar que o uso do visco deve ser supervisionado por um profissional de saúde, pois pode interagir com medicamentos e apresentar contraindicações para gestantes e pessoas com doenças hepáticas, renais ou autoimunes.